domingo, 19 de abril de 2009

Oficina de Vídeo na Biblioteca Nacional de Brasília


Curso ensina crianças e jovens do DF a produzirem vídeos

Brincar de boneca, jogar bola e andar de bicicleta, são brincadeiras comuns a todas as crianças. Jogar videogame já se incorporou à lista de atividades permitidas pelos pais. A novidade agora é brincar de fazer vídeos e filmes curtos para divulgar entre os amigos.

Após perceber o interesse de seus filhos em fazer filmes, o cineasta Fernando Camargos juntou sua prole e os amiguinhos para ensinar a extravasar a criatividade nessa era da tecnologia. A brincadeira rendeu a idéia de criar um projeto para incentivar crianças e adolescentes de dez a 17 anos, que se interessam por televisão e cinema, a produzir vídeos e a divulgá-los na internet.

O projeto se chama Doc.Criança@TV para Internet, é gratuito e dura três meses. As aulas são ministradas na Sala de Cursos da Biblioteca Nacional, em Brasília, as segundas e quartas-feiras. Ao todo são 15 alunos por turma.

“Hoje, os jovens tem mais facilidade de descobrir e usar a Internet”, diz Fernando, que revela fazer uma entrevista seletiva para verificar o grau de interesse a aptidão da criança. Os interessados precisam ter conhecimentos básicos de informática, em comunicação e muita criatividade para participar. A seleção é feita após a escolha das frases mais criativas enviadas, explicando por que querem participar da oficina.

Além de aprenderem a linguagem da televisão, do telejornalismo e do documentário, os jovens também aprendem a editar em Windows Movie Maker e Adobe Premiere. Os vídeos produzidos nas oficinas estão sendo veiculados na UnBTV e também estão à disposição no Dzaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário